30 de Agosto de 2024
Queimadas, até quando? Um problema muito além das disputas de poder!
por Taciano Maciel
O que está acontecendo com o Brasil? Literalmente estão colocando fogo em tudo e fugindo? Salve-se quem puder?
Nós técnicos Naturalistas, principalmente os engenheiros, estamos começando a não ver mais recuperação para tamanha degradação. O que o fogo fez nos últimos anos está tornando o Brasil e consequentemente o mundo um lugar aceleradamente inabitável. Estamos no terceiro ano consecutivo de fumaças por todo o país. Poluição visual mas principalmente a poluição do Ar. Algo que necessitamos 24 horas do dia com um poluição que não tem qualquer sinal de ação. Grande parte da poluição do ar está de forma inodora, incolor e imperceptível, ou seja, sem cheiro, sem percepção visual. Passando por todos os sentidos sem ser notada e gerando o que acredito ser a maior intoxicação coletiva da história. Estamos falando de mais de 70% da população já a dias imersos nesse veneno que consome nossas vidas sem ao menos conseguirmos perceber.
A capacidade de regeneração do ser humano e da natureza está cada dia mais debilitada. Essas queimadas degradam de forma agressiva grandes proporções dos nossos territórios. Com a passagem do fogo não sobra nada. Todo carbono fixado vai para a atmosfera, efeito estudo acelerado. Mais de 70% da fauna morre por falta de mobilidade, perda de biodiversidade acelerada. Toda a microbiologia desaparece, o princípio da vida desaparecendo. Mas principalmente, toda a capacidade de regeneração e recuperação da ecologia que nos permite viver se extingue em questão de segundos. As perspectivas de capacidade de vida na terra já eram curta e apertadas e agora com esses eventos de incêndios florestais nunca antes vistos, nosso tempo neste planeta está com os dias contados. Estou para afirmar que a ultima geração que vai viver uma vida inteira na Terra já nasceu.
A sociedade atual será embasada em mitigar os sintomas e efeitos colaterais vindo da degradação. Iremos remediar ar para respirar, água para beber e alimento para comer. Mas o problema será a luta por remediar a falta de saúde e mobilidade. Por milhares de ano, até o momento, a sociedade foi livre e andou por onde quis. Agora iniciará a era do fim, a era do não dá mais, a era do como era bom.
Podem até criar um mecanismo de retirada do carbono atmosférico e limpeza do ar. Muito se tem visto a respeito de remediação de resíduos extremamente eficientes. Mas o que quero ver é criarem a biodiversidade e sua capacidade de adaptação para sobrevivência da vida na Terra. Quero ver devolver a biodiversidade que equilibra o Mundo em tempo recorde. Quero ver reestabelecer a riqueza microbiológica em questão de anos. Ainda há uma salvação, mas isso depende que todos acordem agora. É preciso que deixem seus interesses próprios de lado e passemos a agir como unidade. Focados em fazer diferente de tudo que já foi feito ou visto. Não medir esforços para proteger e recuperar o que ainda temos para ai pensarmos em como iremos nos reestabelecer novamente.